Causa comum de desentendimento entre vizinhos, principalmente em prédios de apartamento, os vazamentos realmente causam muito estresse. Seja para quem está enfrentando o problema seja para quem sofre com os efeitos dele!

Essas infiltrações geralmente são causadas por problemas no encanamento em um apartamento e seus reflexos são sentidos na unidade do andar de baixo. Mas o que fazer nesses casos?

A primeira coisa é saber, por exemplo, que os edifícios possuem duas redes de encanamento, a horizontal e a vertical, está também denominada de coluna principal. É ela que abriga as tubulações de água e esgoto por todos os andares do prédio.

É de uso comum e, sendo assim, quaisquer problemas detectados nela, é de responsabilidade exclusiva do condomínio, inclusive os custos com materiais e mão de obra.

Já a rede horizontal, que conecta os apartamentos à rede vertical, é de responsabilidade dos donos das unidades. Se ocorrer um vazamento nessas tubulações, o morador do apartamento de cima, responsável pelo problema, deverá arcar com os custos.

 

SINDICO

Nesse caso, é importante que haja muito diálogo entre as partes (apartamento de cima x apartamento de baixo), de forma amigável, para evitar que o problema não se arraste e tudo seja resolvido rapidamente e da melhor forma possível.

No entanto, caso vizinho se negue a efetuar os reparos, o mais certo a fazer é redigir um comunicado ao condomínio, em duas cópias, formalizando a queixa. Deve-se pedir que o síndico assine uma das vias, deixando claro que está ciente do problema.

Se nem mesmo com um pedido do condomínio o vizinho tomar uma providência, o jeito será escolher o caminho jurídico, como uma ação no Juizado Especial Cível.

É comum, nesses casos, que a Justiça nomeie um perito para avaliar se o vazamento ou infiltração foi mesmo decorrente do apartamento de cima.

Comprovado o fato, o juiz, normalmente, vai determinar o pagamento de indenização. Também poderá emitir uma liminar para obras de reparos.